EFEITOS COLATERAIS LOW-CARB – REDUÇÃO NO DESEMPENHO FÍSICO

Redução do desempenho físico

Durante a sua primeira semana em uma alimentação baixa em carboidratos como a Paleo ou a Low Carb, seu desempenho físico pode ser severamente reduzido. Há duas principais razões para isso:

  1. A falta de líquidos e sais minerais.Esta é a causa da maioria dos problemas iniciais quando se está começando uma alimentação de baixo nível de carboidratos, isto também realmente compromete a performance quando se trata de desempenho físico. Beber um copo grande de água com 0,5 colheres de chá de sal de 30 a 60 minutos antes do exercício é a solução, e pode fazer uma enorme diferença no desempenho.
  2. Adaptar-se a queima de gordura leva semanas.A segunda causa da redução no desempenho físico no início desta mudança no estilo alimentar, não é eliminada tão rapidamente. Simplesmente leva tempo para o corpo se adaptar e deixar de ser um queimador de açúcar para queimar gordura como sua principal fonte de energia, mesmo nos músculos. Ele leva semanas ou alguns meses. Em uma alimentação baixa em carboidratos e rica em gorduras, quanto mais você se exercita mais rápido essa adaptação acontece. O resultado final tem muitos benefícios (veja abaixo).

Melhorar o desempenho físico em uma alimentação Paleo ou Low-Carb

Muitas vezes, durante a transição para um estilo de vida alimentar de baixo consumo de carboidratos e alto teor de gordura (LCHF), o desempenho físico é reduzido no início, mas o efeito em longo prazo tem muitos benefícios. Isso é algo que só recentemente começou a ser apreciado. Na verdade, um monte de atletas de elite está se beneficiando dos efeitos positivos que um estilo alimentar LCHF proporciona e, em alguns casos, eles estão esmagando a concorrência.

Os benefícios de dietas LCHF nos esportes são vistos principalmente nas corridas de longas distâncias e em outras provas de resistência. As reservas de gordura do corpo são enormes e superam os minúsculos estoques de glicogênio. Isto significa que uma vez adaptado a queimar gordura como principal fonte de energia, um atleta pode realizar atividades intensas por longos períodos de tempo sem a necessidade de ter que usar fontes de energia externa. Isto liberta o atleta, fazendo com que ele não precise ativar  os seus órgãos gastrointestinais durante a atividade, uma grande quantidade de fluxo sanguíneo que seria utilizada na operação gastrointestinal fica liberada e, em vez disso pode ser direcionada para os músculos. Isto também minimiza o risco de problemas de estômago durante a atividade.

Outro benefício vem da redução da gordura corporal que geralmente é visto em um estilo alimentar de baixo consumo de carboidratos. Esta redução no percentual de gordura corporal e definição do corpo são um grande bônus para a maioria dos esportes.

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Hugo Klemar
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