EFEITOS COLATERAIS LOW-CARB – PALPITAÇÕES CARDIACAS

Palpitações Cardíacas

É comum sentir o ritmo cardíaco ligeiramente elevado durante as primeiras semanas de uma alimentação baixa em carboidratos. Também é comum a sensação de que o coração está batendo com um pouco mais de dificuldade. Isso é normal e geralmente não é nada para se preocupar.

Uma causa comum é a desidratação e falta de sal. Uma redução na quantidade de fluído que circula na corrente sanguínea significa que o coração terá de bombear ligeiramente mais rápido ou mais quantidade de sangue para manter a pressão sanguínea.

A cura

A solução rápida para este problema é beber bastante líquido e tomar o cuidado de consumir sal o suficiente.

Se necessário

Se a adição de sal e água não eliminar completamente as palpitações cardíacas, elas também podem ser o resultado da liberação de hormônios do estresse para manter os níveis de açúcar no sangue (se você estiver fazendo uso da medicação de diabetes consulte a seção abaixo). Geralmente isso é um problema temporário, o corpo se adapta a uma dieta baixa em carboidratos rapidamente. As palpitações devem desaparecer dentro de uma semana ou duas.

Em uma situação incomum de o problema persistir e as palpitações serem um incomodo para você, é sempre possível aumentar ligeiramente a ingestão de carboidratos. Isto irá reduzir um pouco os benefícios da dieta low-carb.

Nota Importante para o caso de você fazer uso de medicação para Diabetes ou Pressão Arterial Elevada

MedicalAlert-400x402Diabetes

Evitar os carboidratos que aumentam o açúcar no sangue diminui sua necessidade de medicação para abaixá-lo. Tomando a mesma dose de insulina como você fazia antes de adotar uma dieta baixa em carboidratos pode resultar em uma baixa de açúcar no sangue acentuada. Um dos principais sintomas disto são as palpitações cardíacas.

Você precisa testar seu nível de açúcar no sangue com frequência ao iniciar esta dieta e adaptar a sua medicação a doses (inferiores). O ideal é que você faça isso com a ajuda de um médico experiente. Se você é saudável ou um diabético tratado apenas com dieta ou apenas com metformina não há risco de hipoglicemia.

Saiba mais sobre Diabetes em uma alimentação Low-Carb >

Pressão alta

Em um estilo alimentar com baixo consumo de carboidratos, uma pressão arterial elevada tende a melhorar (ficar normal ou mais regular).

Isso reduz a necessidade de medicação. Sua dosagem, pode tornar-se demasiada fazendo com que a pressão arterial baixe mais do que o necessário. Um dos sintomas disto pode ser um aumento do pulso e palpitações do coração. Se isso acontecer, verificar sua pressão arterial é uma atitude sábia ( aqui está um monitor de boa qualidade para se usar em casa ). Se estiver baixa, por exemplo, abaixo de 110/70, deve contactar o seu médico para discutir, possivelmente, reduzir ou descontinuar sua medicação de pressão arterial.

Saiba mais sobre Pressão Alta Low-Carb >

Próximo

Continue lendo sobre Perguntas e Respostas Frequentes Sobre Low Carb

Melhore esta página:

Você tem alguma sugestão, grande ou pequena, para melhorar esta página?

Qualquer coisa que você gostaria de adicionar ou de alterar? Ou qualquer outro problema que você gostaria de ver abordado?

Deixe o seu Comentário abaixo ou envie um e-mail para hugoklemarneto@gmail.com .

Hugo Klemar
Post Author
Hugo Klemar