EFEITOS COLATERAIS LOW-CARB – MAU HÁLITO

Mau hálito

Em uma alimentação com baixo consumo de carboidratos, algumas pessoas sentem um cheiro característico em sua respiração, um cheiro frutado que muitas vezes lembra removedor de esmaltes, aquele mesmo, que as pessoas usam para limpar as unhas.

Este cheiro surge a partir da liberação de cetonas, ou corpos cetônicos.  Este é um sinal de que seu corpo está queimando muita gordura e até mesmo converter muita gordura em cetonas para alimentar o cérebro. Neste momento você é realmente uma máquina de queimar gordura.

Algumas vezes, este cheiro também pode aparecer como odor corporal, especialmente se trabalhar fora e suar muito.

Nem todo mundo que adota um estilo alimentar com baixo consumo de carboidratos, como por exemplo o Paleo, o Low-Carb ou Cetogênico, sentem este efeito colateral de ter a respiração com odor de cetona. E para a maioria das pessoas que sentem este sintoma, isso não passa uma coisa temporária que vai embora depois de uma ou duas semanas. Em seguida, o corpo se adapta e para de exalar o odor de cetonas através da respiração e do suor.

Para algumas pessoas, isso pode ser um problema, porque este odor pode demorar um pouco mais para ir embora. Neste caso, aqui estão as possíveis soluções:

  1. Use um ambientador respiratório regularmente.
  2. Espere mais uma semana ou duas e veja se é temporária(na maioria das vezes é).
  3. Reduzir a Cetose. Se no seu caso o cheiro for um problema, por estar levando um longo prazo para sumir e você quer se livrar dele, o caminho mais fácil é reduzir a Cetose. Isso significa comer um pouco mais de carboidratos, de 50 a 70 gramas por dia geralmente é o suficiente para sair da Cetose. Claro que isso vai reduzir um pouco o efeito da dieta low-carb, fazendo com que aproveite menos os benefícios quando se trata de perder peso e reverter a diabetes, etc., mas para algumas pessoas, mesmo com essa taxa de carboidratos a dieta ainda pode ser poderosa o suficiente. Outra opção é comer de 50 a 70 gramas de carboidratos por dia e adicionar um pouco de jejum intermitente. Com isso você pode obter o mesmo efeito de uma rigorosa dieta baixa em carboidratos sem o cheiro.

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Hugo Klemar
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