Dieta Low-Carb Funciona?

Dieta Low-Carb Realmente Funciona? Sera que é prejudicial para a saúde seguir uma dieta Pobre em Carboidratos para se Perder Peso? Ou será que é ainda mais saudável do que seguir as atuais recomendações dietéticas de se manter uma dieta de baixo teor de gordura?

Um novo e importante estudo publicado hoje alimenta ainda mais o debate e já fez grandes manchetes. No estudo, 148 pessoas mantiveram uma dieta de baixos níveis de carboidratos (menos de 40 g de carboidratos por dia) e outro grupo igual manteve uma dieta com baixo teor de gordura, ambos por um ano.

Os resultados são semelhantes aos dos  estudos anteriores. Mais uma vez, aqueles em uma dieta low-carb  perderam significativamente mais peso, neste caso três vezes mais:

Grafico low-carb

A linha tracejada = o grupo low-carb

Aqueles que comeram uma dieta baixa em carboidratos perderam mais massa gorda.

O que vai chocar ainda mais as pessoas é que o grupo low-carb também tem melhores níveis de colesterol  do que aqueles no grupo de baixo teor de gordura! Como de costume, eles têm mais do bom colesterol HDL, triglicérides mais baixas e um perfil de colesterol melhorado (total / HDL).

Como se isso não fosse suficiente, os comedores de gordura no grupo de baixo-carboidrato tiveram uma avaliação de risco para doenças cardíacas, significativamente baixa de acordo com a 10-year Framingham escore de risco! (O Escore de Framingham é uma especificação do gênero algoritmo que é utilizada á 10 anos para estimar o risco cardiovascular de um indivíduo).

Além disso, o grupo de baixo-carboidrato tem significativamente menos inflamação no corpo (medido por PCR, “exame de sangue que mede os níveis da Proteína C Reativa produzida no fígado”).

Finalmente, os teóricos da conspiração não podem se apoiar na desculpa de que “a indústria da carne” está por trás de todos os estudos que mostram que dietas de baixo carboidrato funcionam melhor.

Este estudo foi financiado pelo dinheiro dos impostos americanos (Através do Instituto Nacional de Saúde). Nenhum dos autores tem nenhum vínculo financeiro com a indústria.

Mesmo antes deste estudo, os resultados foram quase unânimes em afirmar que uma dieta baixa em carboidratos fornece um melhor peso e melhores marcadores de saúde do que as recomendações de baixo teor de gordura que são passadas hoje em dia:

Comitê Sueco de Saúde: A Dieta Low-Carb é a mais eficaz para  a perda de peso.

Depois do estudo de hoje, a verdade torna-se ainda mais clara. Fica ainda mais difícil (e mais embaraçoso) para as pessoas continuarem com a cabeça enfiada na areia.

Quando é que as pessoas com problemas de peso vão começar a receber recomendações dietéticas cientificamente sólidas da maioria dos profissionais de saúde Brasileiros? Espero que em breve.

O estudo:

Annals of Internal Medicine: Efeitos de dietas de baixo teor de carboidratos e alto teor de gordura: Um estudo randomizado.

Grandes manchetes:

Tente você mesma (o)!

Venha se juntar a mim em uma Viagem de 21 dias para a Transformação do seu corpo de Dentro pra Fora, seus genes estão pedindo pelo o que eles precisam.

Clique na imagem abaixo e adquira agora mesmo o seu programa CORPO MEDIDA CERTA.

Oferta Limitada Corpo Medida Certa

Post Author
Admin Spar
Hugo Klemar é o autor de um best-seller de saúde na Amazon.com, INTESTINO: O SEU SEGUNDO CÉREBRO, bem como a Coleção CULINÁRIA QUE EMAGRECE com 5 volumes e o e-book de saúde e fitness COMO NÃO EMAGRECER, que já venderam milhares de unidades por todo o mundo.