10 – Hipertensão: Medindo a Pressão Arterial em Casa.

É fácil de medir sua pressão arterial com um medidor de pressão arterial automático, se você fizer isso direito. Existem, no entanto, as fontes comuns de erro que pode levar a resultados incertos.

A fim de medir com precisão a pressão arterial, duas coisas são importantes: um bom equipamento e do conhecimento técnico de medição.

Equipamento

O medidor de pressão arterial deve ser de alta qualidade, de preferência um tipo testado e certificado. Deve medir a pressão arterial em seu braço (medições de pulso são menos confiáveis). Aqui estão dois medidores de pressão arterial que posso recomendar:

aparelho

Omron M6 Comfort e Omron M2

Inflável deve ser o tamanho certo do braço. Se você tem grandes braços e medir sua pressão arterial com aparelho para punhos de tamanho normal, você poderá obter valores desproporcionalmente altos, às vezes tão altos quanto 20 unidades a mais do que a sua pressão arterial real. Em outras palavras, é possível que a medição possa indicar uma falsa elevação da pressão arterial.

Se não tiver certeza do seu tamanho de braço, meça a circunferência do braço com uma fita métrica:

A circunferência de cerca de 8,5-12,5 polegadas vai caber punhos de tamanho normal (e Omron M2). Braços maiores que esse podem precisar de um equipamento de tamanho de 8.5-16.5 polegadas (como a que acompanha Omron M6 Comfort).

Técnica de Medição

A pressão arterial é melhor medida quando sentado, já que é a forma como é geralmente medido nos estudos que determinam valores saudáveis. Ser sistemático e agir de acordo com os padrões de medição diminui o risco de erros.

Para maior precisão, as medições de pressão arterial devem ser realizadas da seguinte forma:

  1. Na meia hora antes da medição, abster-se de exercício, do consumo de tabaco ou comer.
  2. Descansar à temperatura ambiente confortavelmente por 5-10 minutos antes da medida.
  3. Expor o seu braço.
  4. O Inflável deve ser acondicionado de modo que sua borda inferior fique cerca de 2 centímetros acima da dobra do seu braço. O Inflável deve ficar nem muito apertado nem muito solto, deve ser capaz de caber apenas dois dedos debaixo dele.
  5. Use um assento com encosto e certifique-se de que as costas e os pés estão em repouso confortável, não cruzar as pernas.
  6. Descanse seu braço confortavelmente e posicione-o de modo que seu braço esteja na mesma altura que o seu coração, por exemplo, colocando-o sobre uma mesa.
  7. Relaxe e faça a medição.
  8. Repetir a medição pelo menos uma vez, com pausa de um minuto entre elas. A média de duas ou mais medições devem ser anotadas.

Resultados Precisos

Enquanto a medição é realizada corretamente, com medidor de pressão arterial certificado, você estará recebendo resultados tão precisos como se você estivesse em uma clínica médica. Na verdade, na Suécia, um inquérito revelou que as práticas médicas, por vezes, erradamente fazem medidas de pressão arterial com o paciente deitado, de modo que você pode obter resultados mais precisos até mesmo em casa!

A diferença entre a Pressão Arterial Sentada e Deitada

Na Suécia, a pressão arterial é muitas vezes erroneamente medido em clínicas com os temas deitado. As diferenças tendem a ser pequenas, no entanto: quando sentados, a pressão arterial sistólica é registrada um pouco menor, e a diastólica um pouco mais alto. Testando isso em mim, observei leituras de 116/73 em média, ao longo de várias medições sentado e uma média de 119/72 deitado.

Medições de pressão arterial deitado pode trazer erros e o risco de excesso de tratamento em algumas pessoas, especialmente idosos (no caso de “ortostatismo” ou seja, quando você está sentado e levanta bruscamente).

Flutuações entre o Dia e a Noite

A pressão arterial é geralmente mais baixa na parte da manhã, e sobe ligeiramente da tarde para a noite. Ela tende a ser menor durante o semestre do verão e ligeiramente maior durante o inverno.

Veja também - 11 – HIPERTENSÃO: MAIS INFORMAÇÕES.

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Admin Spar
Hugo Klemar é o autor de um best-seller de saúde na Amazon.com, INTESTINO: O SEU SEGUNDO CÉREBRO, bem como a Coleção CULINÁRIA QUE EMAGRECE com 5 volumes e o e-book de saúde e fitness COMO NÃO EMAGRECER, que já venderam milhares de unidades por todo o mundo.